O Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS) é uma entidade de caráter social, administrado pelos Salesianos de Dom Bosco, da Inspetoria Salesiana São Pio X (http://www.dombosco.net/) e pela Rede Salesiana Brasil ação social (http://social.rsb.org.br/).
Fundado em 07 de outubro de 1958, é voltado especialmente à infância e adolescência, preferencialmente aos mais carentes. Nas primeiras décadas de funcionamento, a obra se voltou para atender os filhos dos migrantes e suas famílias, vindos do interior ou de outros Estados da Federação, em busca de emprego e vida melhor. O Instituto atuava na acolhida, documentação, atendimento religioso, educacional e assistência social. Também foi escola regular e centro de liderança juvenil, que acolhia crianças, adolescentes e jovens para lazer, recreação, instrução e evangelização.
Está situado na rua Pernambuco, 1405, anteriormente Centro Social Felício da Costa Vieira, que era coordenado por um grupo de jovens Marianos da Catedral. Esses contaram com a ajuda das irmãs da Copiosa Redenção que prestavam atendimento oferecendo educação religiosa, reforço escolar, oficinas de artesanato e assistência social à comunidade. Também era oferecido tratamento médico ambulatorial prestado voluntariamente por profissionais da área e por isso ficou conhecido como o “postinho das irmãs”.
No dia 23 de abril de 2001, foi oficialmente assumido pelo Instituto Salesiano de Assistência Social, passando a ser chamado de PROVIM. No início contava com o atendimento de cerca de 40 crianças. Em 2003 iniciou-se uma grande reforma no espaço, passando a ser chamado de PROVIM – Projeto Vida Melhor. No decorrer da reforma, as crianças passaram a ser atendidas no Centro de Libertação do Menor, na Vila Guaíra. Em 18 de maio de 2004, foi inaugurada a nova casa.
No dia 15 de janeiro de 2006, as Irmãs da Caridade de Miyasaki assumiram o PROVIM, numa parceria feita com os salesianos.
Atualmente, o PROVIM realiza atendimento socioeducativo em meio aberto, no contra turno escolar e atende cerca de 322 adolescentes e jovens que compreendem a faixa etária entre 6 a 12 anos. No atendimento que realiza, procura tirar as crianças de situações de risco, proporcionar uma formação integral, ajudar na promoção da vida, desenvolver a autoestima, proporcionar um ambiente educativo e acolhedor, oferecendo oficinas de informática, de dança, de esporte, biblioteca, artes manuais, pintura, recorte, colagem, dobradura, artesanato com fio e papel, momentos de espiritualidade, formação humana, cidadã, cristã e alimentação; também realiza atendimento às famílias dos educandos e todos esses serviços são acompanhados pelos serviços pedagógicos, sociais e pastorais.